GIN
- Destilatrix
- 29 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Contexto histórico

Originado na Holanda, o gin nasceu como um medicamento criado por Franciscus Sylviu no século XVII. Entretanto há discordâncias na literatura quando à sua aplicação inicial. Seu nome provém de Geniévre, ou em português, zimbro, a espécie responsável por seu sabor característico.
A grande difusão do gin consumido como bebida alcoólica se dá na Inglaterra, levado por soldados britânicos que estavam na Holanda. O ápice de sua a produção e consumo ocorre quando a Inglaterra proíbe a importação de bebida estrangeiras, surgindo, portanto, diversas destilarias que produziam Gin e além de outros locais que comercializavam outras bebidas fingindo ser Gin.
Fonte: HUGHES, N. Gin. 1. ed. Bristol - UK: Nutrition e Food Science, 1990.
Legislacao Brasil x EU
Como o Gin é uma bebida universal, cada país tem o direito de determinar as normas quanto a padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização da bebida em sua legislação.
O artigo 63, Seção V, do decreto de 04/06/2009 determina Gin, ou gim, como a bebida de graduação alcoólica entre 35 a 54 % em volume, a 20 °C. Sua obtenção é proveniente de álcool de origem agrícola, na presença de bagas de Zimbro, com adição ou não de outras substâncias vegetais. O sabor do zimbro (Juniperus communis) deve ser o dominante, mesmo com a adição de outras espécies.
A União Europeia, por exemplo, determina que a graduação alcoólica da bebida deve ser superior à 37,5 %.
Fonte:
BRASIL. Decreto nº 6.871, de 04 de junho de 2009. regulamenta a lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2009.
EUROPEAN PARLIAMENT AND COUNCIL. Regulation (EC) No 110/2008 of the European Parliament and of the Council of 15 January 2008 on the definition, description, presentation, labelling and the protection of geographical indications of spirit drinks and repealing Council Regulation (EEC) No 1576/89. Off J Europ Union, v. 39, p. 16-54, 2008.
Denominações

Você já ouvir falar em gin Seco, Old Ton, London Dry, entre outros? Explicamos pra você o que isso quer dizer, de acordo com a definição da legislação nacional.
London dry Gin - bebida obtida por destilação seca;
Dry gin ou Gin seco - bebida contendo até seis gramas de açúcares por litro;
Old ton Gin, Gin doce ou Gin cordial - bebida contendo acima de seis e até quinze gramas de açúcares por litro.
As espécies botânicas presentes em casa bebida fornecem sabores únicos à cada uma e é por isso que cada Gin é tão distinto.
Além disso, existem diferenças dadas pela forma de produção da bebida.
Fonte:
BRASIL. Decreto nº 6.871, de 04 de junho de 2009. regulamenta a lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2009.
Zimbro

O principal ingrediente na produção de gin é a baga de Zimbro, colhida quando apresenta coloração azul-purpura. Para adição na bebida o grão deve estar seco, pois logo após a colheita apresenta sabor e aroma intenso. O processo de secagem da baga de zimbro reduz seu teor de umidade, o que pode alterar o caráter sensorial da espécie.
Denominado como Juniperus communis, a planta é cultivada em lugares de clima frio como o Canadá, norte dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, além de terras altas com clima mediterrâneo como Portugal. Para produção de gin em pequena escala, o zimbro pode ser adquirido através de sites de especiarias.
Fonte:
AUMATELL, R. M. Gin. Elsevier, v. 1, p. 222–226, 2016.
PIGOTT, J.; LEA, A. Fermented Beverage Production. 2. ed. New York: Springer Science+Business Media, 2003.
Gin composto x gin destilado

Existem distintas formas de produção de Gin, e isso altera sua denominação. Você sabe qual a diferença entre gin composto e gin destilado?
‘Gins destilados’ são produzidos a partir da destilação de um álcool neutro e água em um alambique contendo zimbro e demais componentes desejados. A bebida que passa por esse processo produtivo é considerada de qualidade premium. Por outro lado, existe o denominado ‘Gin composto’, quando sabores artificias de zimbro ou essências são adicionados ao álcool destilado. Estes, são considerados produtos de qualidades sensoriais inferiores
Fonte: PIGOTT, J.; LEA, A. Fermented Beverage Production. 2. ed. New York: Springer Science+Business Media, 2003.
Commenti